icone whatsapp

Fale conosco

OAB VAI À SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA PEDIR PROVIDÊNCIAS NA DIFICULDADE DE ACESSO DOS ADVOGADOS AOS CLIENTES NAS PENITENCIÁRIAS

Publicado pela assessoria de comunicação em 19/09/2018

Comitiva da OAB MG representada pelos advogados Demick Ferreira, Procurador Regional Prerrogativas OAB/MG, Ângela Parreira de Oliveira Botelho, Presidente da OAB/Uberlândia,  Igor de Oliveira Silva, Delegado Prerrogativas OAB/Uberlândia e Kísia Santos Lima, Presidente da Comissão Direito Penitenciário da OAB/Uberlândia esteve em reunião na manhã de hoje, 19,  com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barbosa Menezes, em Belo Horizonte.

A reunião foi solicitada em razão de os presídios da região do Triângulo Mineiro, em especial de Uberaba e Uberlândia, estarem impedindo as entrevistas dos internos com seus advogados, apesar de agendamento prévio.

De acordo com o Procurador Regional Prerrogativas OAB/MG, Demick Ferreira, por vezes a Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia denunciou o fato às diretorias dos presídios, pois agentes penitenciários escalados agiram com desídia na execução de suas respectivas funções, ao dificultarem entrevista ou se recusarem a transitar  o reeducando para a respectiva entrevista com seu advogado.

Ainda de acordo com Demick Ferreira, o Secretário de Estado de Segurança Pública garantiu que vai abrir um procedimento administrativo para averiguar as reivindicações e prometeu uma solução paliativa ainda esse ano para tentar amenizar a situação, uma vez que não possui recursos financeiros.

O Secretário também confirmou o fim do contrato de agentes penitenciários de todo o Estado, mas também informou que haverá um processo seletivo, cujo edital foi publicado semana passada e as provas devem ocorrer logo após o período eleitoral. 

Para o presidente da OAB Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, o sistema prisional mineiro hoje não está contribuindo para que os detentos sejam assistidos por seus advogados. “Essa reunião é uma esperança de que essa situação se resolva porque, do contrário, estaremos com sérias dificuldades da advocacia na área criminal”, pontuou o presidente.

“Viemos a Belo Horizonte com uma demanda não só de Uberlândia, mas também de Uberaba e de mais cidades do Triângulo Mineiro. A Resolução 118/2010 está sendo descumprida pelas unidades prisionais e a Secretaria de Segurança Pública deve determinar que tudo volte à normalidade. Saímos da reunião vendo com bons olhos o andamento do resultado dessa demanda e estaremos cobrando, institucionalmente, tanto da Secretaria, como também das demais órgãos envolvidos na questão da segurança pública de Minas Gerais”, finalizou a presidente da OAB/Uberlândia, Ângela Parreira de Oliveira Botelho.