icone whatsapp

Fale conosco

OAB Uberaba busca soluções para celeridade do processo judicial na subseção

Publicado pela assessoria de comunicação em 17/08/2022

O presidente da OAB Uberaba, Eduardo Augusto Jardim, acompanhado da conselheira subseccional, Natália Machado, da presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Mayla Ranna e dos advogados Cláudia Regina e Fábio Oliver, membros da Comissão, estiveram reunidos na última terça-feira, 16, com os Juízes do Juizado Especial Federal, Dr. Lelis Souza e Dr. Felipe Simor, para apresentarem as demandas da classe e juntos buscarem soluções para celeridade do processo judicial na Subseção.

Com o apoio dos advogados previdenciaristas, foi elaborada uma lista com os processos que encontram-se com entrega dos laudos periciais atrasada, bem como aguardando a prolação de sentenças, decisões interlocutórios e/ou designação de audiências, a qual foi protocolizada mediante oficio pleiteando providências.

Foi informado que nos últimos três meses, dois peritos se ausentaram por graves problemas de saúde, o que acarretou no atraso da entrega dos laudos. Os aludidos peritos estão retornando ao trabalho e tão logo a entrega irá se normalizar. Em que pese a situação excepcional, foi sugerida pela OAB Uberaba a aplicação de multa aos peritos que reiteradamente e de forma injustificada não cumprirem os prazos legais. Sugestão bem recebida pelos juízes que se comprometeram a analisar cada caso concreto.

Na oportunidade, ainda foi destacado que existe um limite orçamentário para remuneração mensal de cada perito, o que, ainda que disponível, limita a quantidade de avalições feitas por aquele médico. Questionados sobre a possibilidade de nomeação de novos peritos, os juízes esclareceram que o foro enfrenta dificuldades com a adesão de novos médicos, haja vista o baixo valor dos honorários e o atraso no pagamento. Atualmente existem aproximadamente 1.700 processos aguardando a realização da perícia, sendo que 500 já estão agendadas para o próximo mês. Os juízes destacaram ainda que há um índice de ausência de cerca de 20%, o que acaba por atrapalhar o bom andamento da agenda.

Quanto à demora na prolação de decisões e na designação de audiências, foi apurado que o JEF conta com cerca de 3.500 processos distribuídos nos últimos meses, sendo que foram julgados aproximadamente 3.700. Ainda, estão sendo realizadas cerca de 230 audiências ao mês. Os Magistrados atribuem essa demora à grande quantidade de processos distribuídos para a vara contrapondo ao fato de haver apenas dois juízes lotados.
A OAB Uberaba e o JEF reafirmaram o compromisso de não medirem esforços na tentativa de maximizar o número de médicos peritos lotados nesta comarca por meio do diálogo com a classe médica. Ainda se comprometeram, quando da finalização da migração do TRF1 para o TRF6, a trabalharem de forma conjunta perante o Tribunal afim de exigir a abertura de nova unidade do judiciária e/ou relocação de mais um juiz.


Leia o ofício na íntegra: https://www.oabuberaba.org.br/uploads/1/articlesfiles/OAB%20e%20JEF.pdf