Candidatos do VIII Exame devem ficar atentos ao horário de verão

Publicado pela assessoria de comunicação em 16/10/2012

Os candidatos que prestarão a prova subjetiva (prático-profissional) do VIII Exame de Ordem Unificado, no próximo domingo (21/10), devem ficar atentos ao horário de início da prova em razão da entrada em vigor do horário brasileiro de verão – à zero hora do domingo. O horário de verão começa a partir deste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando os moradores dessas regiões deverão adiantar os relógios em uma hora.

Com isso, os candidatos dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal devem realizar provas das 14h às 19 horas – seguindo o novo horário brasileiro de verão.

Outra novidade a ser observada pelos examinandos é o fato de que, neste ano, o governo da Bahia cancelou a adesão ao horário de verão. No ano passado o Estado participou do horário de verão, mas este ano o governo do Estado anunciou que uma consulta pública mostrou que 76% dos baianos reprovam a alteração de horário, o que levou ao cancelamento.

Dessa forma, os candidatos que farão provas nos Estados da Bahia, Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins terão as provas iniciadas às 13h e concluídas às 18h, conforme o horário de Brasília.

Já os examinandos do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima (Estados que já possuem fuso horário com relação a Brasília) realizarão suas provas das 12h às 17 horas.

Os 51.246 candidatos que alcançaram a média mínima para se submeter à segunda fase do VIII Exame já podem acessar seu cartão de informação e saber o seu local de prova. A prova objetiva (primeira fase) foi realizada no dia 9 de setembro deste ano. Para ser aprovado nesta segunda e última etapa, o candidato deverá tirar a nota mínima 6 (seis) na prova, que é composta de quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e uma peça profissional valendo cinco pontos sobre tema da área jurídica de opção do examinando. São as opções: Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empr esarial; Direito Penal; ou Direito Tributário. O candidato deve fazê-lo no prazo de cinco horas.

Os locais de prova também estão à disposição dos examinandos nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aplica o Exame em todo o país.

VIII Exame de Ordem - Horário de Verão