icone whatsapp

Fale conosco

05 de junho – Dia Mundial de Meio Ambiente

Publicado pela assessoria de comunicação em 05/06/2019

O Dia Mundial de Meio Ambiente ficou estabelecido em referência à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida em 1.972, em Estocolmo na Suécia.

A necessidade de criar princípios norteadores das Políticas Ambientais em países de todo o mundo, com o viés do uso racional dos recursos naturais conciliados ao desenvolvimento econômico e objetivando a qualidade ambiental, foi a primordial medida tomada nessa oportunidade.

São inegáveis as vantagens conquistadas, desde então, e a constante adaptação às circunstâncias derivadas dos impactos provocados pelos sucessivos saltos tecnológicos.

Para o sucesso da promoção da qualidade ambiental ressalta-se a nobreza do trabalho dos advogados, alinhados aos órgãos públicos ambientais, às promotorias, ao judiciário e à iniciativa privada.

A advocacia ambiental, pública ou privada, assume um caráter balizador de contenção de excessos e, ao mesmo tempo, da viabilização do uso dos recursos visando à dignidade humana através da proteção da geração de emprego e do desenvolvimento econômico da Nação, pilares dos mandamentos constitucionais, em especial do artigo 170, VI da Constituição Federal de 1.988.

Esses atores, em conjunto, são essenciais na manutenção e promoção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, transfronteiriço e intergeracional, sejam integrantes dos bens naturais, artificiais, culturais ou do trabalho.

A 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, nessa oportunidade, parabeniza a classe e todo o setor ambiental, pela grandiosa tarefa de lutar pela conciliação de um mundo melhor.